Regularizar CPF

Algumas pessoas vem tendo problemas para regularizar CPF para receber o auxílio emergencial do governo, a pessoa que possui algum tipo de pendência junto ao seu CPF, possui alguns modos para conseguir essa regularização e consequentemente não ter problema para receber o seu auxílio.

Regularizar CPF

Com a crise mundial devido ao coronavírus o atendimento presencial nas agências está sendo somente para serviços emergenciais, a situação de seu CPF pode ser regularizada apenas pela internet. No decorrer desse artigo vamos mostrar algumas dicas de como resolver esse problema.

Além de problemas para receber o auxílio emergencial, a pessoa que está com o CPF irregular também tem problemas para abrir ou fazer a movimentação de uma conta bancária, realizar compras de imóveis, tirar passaporte, além de problemas para financiar alguma coisa.

Como regularizar o CPF?

Inicialmente para verificar qual a condição de seu CPF, é necessário fazer uma consulta da situação cadastral de cada pessoa, se no caso o seu CPF estiver suspenso, é necessário fazer um pedido de regularização, isso poder ser feito pela internet através do site da Receita Federal pela pessoa, lembrando que é necessário ser maior de 16 anos para isso, ou por meio de um representante legal ou um procurador. A consulta realizada pela internet é gratuita.

Essa solicitação só pode ser feita de maneira online se a pessoa estiver com a situação cadastral de seu CPF suspensa e que também não possua a obrigação de entregar a declaração do imposto de renda.

Problemas mais comuns que podem acontecer com seu CPF.

CPF pendente de regularização: O cidadão deixou de entregar algum tipo de declaração do imposto de renda  da pessoa física dos últimos 5 anos. Essa situação se resolve de maneira fácil enviando a declaração do imposto de renda do anos em que não envio para o sistema.

CPF suspenso: Se o seu CPF estiver suspenso, o cadastro do cidadão está ou preenchido incorretamente ou esta incompleto. Nesse ponto a Receita Federal orienta o contribuinte que possui o título de eleitor regularize a situação no site, ou se não possuir o título de eleitor o cidadão deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da caixa ou dos correios e é necessário pagar uma taxa de R$ 7 para a regularização do sistema.

CPF cancelado: Se o CPF do cidadão estiver cancelado, foi por conta de uma decisão jurídica ou judicial.

CPF nulo: Se o seu CPF consta nulo quer dizer que foi constatado uma fraude na inscrição e por isso o seu CPF foi cancelado.

Demais instruções para o pedido de regularização de seu CPF.

Para regularizar o seu CPF que estiver com a situação suspensa é obrigatório a solicitação do pedido de regularização apenas pelo contribuinte, além disso o contribuinte não pode estar devendo a entrega da declaração de imposto de renda nos últimos 5 anos. 

Regularizar CPF

Em alguns casos mais particulares, é necessário do comparecimento em uma agencia da Receita Federal para fazer a regularização, mas só em casos adversos. Menores de 16 anos não podem fazer a solicitação  de regularização, é necessário estar com um representante legal para a solução do problema.

Não deixe o seu CPF de maneira irregular, como já explicamos acima, isso pode acarretar em diversos tipos de problemas no decorrer da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *