como evitar o estresse no trabalho.

O profissional comercial médio tem de 30 a 100 projetos. Os trabalhadores modernos são interrompidos sete vezes por hora e distraídos até 2,1 horas por dia. E quatro em cada dez pessoas que trabalham em grandes empresas estão passando por uma grande reestruturação corporativa e, portanto, enfrentando incertezas quanto ao seu futuro. Pode ser por isso que mais de 40% dos adultos dizem que ficam acordados à noite atormentados pelos eventos estressantes do dia.

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“As pessoas estão me pedindo respostas”, diz Sharon Melnick , Ph.D., psicóloga de negócios e autora do recém-lançado Success Under Stress . “Todo mundo se sente sobrecarregado e excessivamente ocupado.”

Existe uma maneira de manter o foco constante ao longo do dia? É possível fazer tudo o que precisa ser feito e ainda restar energia depois do trabalho? Como você se sente sob tantas demandas? Experiência em mais de 10 anos de pesquisa em Harvard e testada em campo por mais de 6.000 clientes e estagiários, Melnick oferece as seguintes estratégias para diminuir o estresse do trabalho, antes que ele tome conta da sua vida.

Agir em vez de reagir

“Sentimos estresse quando sentimos que as situações estão fora de nosso controle”, diz Melnick. Ativa o hormônio do estresse, diminui a confiança, a concentração e o bem-estar. 

Ela aconselha que você identifique os aspectos da situação que pode controlar e os que não pode. Normalmente, você está no controle de suas ações e respostas, mas não no controle das forças macro ou do tom de outra pessoa, por exemplo. “Seja impecável pelos seus 50%”, ela aconselha. E tente deixar o resto de lado.

Respire fundo

Se você se sentir sobrecarregado ou sair de uma reunião tensa e precisar clarear a cabeça, alguns minutos de respiração profunda restabelecem o equilíbrio, diz Melnick. 

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Simplesmente inspire por cinco segundos, segure e expire em contagens iguais pelo nariz. “É como ter a calma e o foco de uma aula de ioga de 90 minutos em três minutos ou menos em sua mesa”, diz ela.

Eliminar interrupções

“Muitos de nós somos bombardeados durante o dia”, diz Melnick. E-mails, telefonemas, pop-ups, mensagens instantâneas e prazos repentinos e urgentes conspiram para deixar os trabalhadores de hoje mais distraídos do que nunca. 

Embora você possa não ter controle sobre os terceiros, você pode controlar sua resposta. Melnick aconselha a responder de uma das três maneiras: aceitar a interrupção, interromper ou diagnosticar sua importância e fazer um plano. Muitas interrupções são recorrentes e podem ser antecipadas. “Você quer ter critérios predefinidos para quais respostas deseja dar”, diz ela. Você também pode treinar as pessoas ao seu redor, respondendo a e-mails durante determinadas janelas, configurando o horário comercial para conversar pessoalmente ou fechando a porta quando precisar se concentrar.

Programe seu dia para energia e foco

A maioria de nós passa o dia usando uma abordagem “empurrar, empurrar, empurrar”, pensando que, se trabalharmos as oito a dez horas completas, faremos mais. Em vez disso, a produtividade diminui, os níveis de estresse aumentam e você tem muito pouca energia sobrando para sua família, diz Melnick. 

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Ela aconselha agendar pausas durante o dia para caminhar, se espreguiçar em sua mesa ou fazer um exercício respiratório. “Tony Schwartz, do Projeto Energia, mostrou que, se tivermos intensa concentração por cerca de 90 minutos, seguidos de um breve período de recuperação, podemos limpar o acúmulo de estresse e rejuvenescer”, diz ela.

Coma direito e durma bem

“Comer mal vai estressar  o seu sistema”, diz Melnick, que aconselha uma dieta pobre em açúcar e rica em proteínas. “E quando você não está dormindo bem, não está obtendo os efeitos rejuvenescedores.” Segundo o CDC, estima-se que 60 milhões de pessoas não dormem o suficiente, o que é um período crítico de recuperação para o corpo. 

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Man lying in bed turning off an alarm clock in the morning

Se pensamentos acelerados o impedem de adormecer ou você acorda à noite e não consegue voltar a dormir, Melnick sugere um truque respiratório simples que o derruba rapidamente: cubra a narina direita e respire pela esquerda por três a cinco minutos.

Mude sua história

Se você puder dar um passo atrás e ter uma visão mais objetiva sobre todas as suas tarefas no trabalho, será mais eficaz e menos provável que você se estresse. Ela lembra de um cliente que enviou uma solicitação de recursos humanos para mais pessoas em um projeto importante. Quando ela foi negada, ela imediatamente ficou com raiva e defensiva, pensando que eles não confiavam nela para saber o que ela precisava.

No entanto, ela nunca parou para considerar que poderia haver questões orçamentárias. Assim que conseguiu se afastar da situação, ligou para o diretor de RH e disse: Diga-me de onde você vem, eu lhe direi de onde venho e então vamos ver se conseguimos encontrar uma solução. Por fim, funcionou

Priorize suas prioridades

Com prazos competitivos e prioridades em rápida mudança, é fundamental definir o que é realmente importante e por quê. Isso requer clareza, diz Melnick.

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É importante entender seu papel na organização, as prioridades estratégicas da empresa e seus objetivos e pontos fortes pessoais. Escolha sua lista de tarefas, concentrando-se nos projetos que terão mais impacto e estão melhor alinhados com seus objetivos.

Seja seu próprio melhor crítico

Cerca de 60.000 pensamentos passam pela sua mente todos os dias, diz Melnick, e a negatividade interna é tão provável que o estressa quanto um evento externo. O conserto? Em vez de ser duro e crítico consigo mesmo, tente se recompor. Incentivar pensamentos ajudará a motivá-lo a alcançar e, finalmente, a treiná-lo para inspirar outras pessoas.

Siga essas dicas e com certeza o seu nível de estresse vai diminuir e muito, tornando sua vida muito mais agradável e produtiva.

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