licença do windows

O tema de hoje é de suma importância para qualquer empresa, o windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo inteiro, e estar dentro da legalidade nesse quesito, é fundamental para que sua empresa não sofra multas muito grandes, que podem prejudicar e muito no orçamento total da empresa, e que de uma maneira geral podem ser evitadas.

A maioria dos softwares são considerados como uma propriedade, ou seja, são reservados por acordos referentes a uma licença. Esses documentos, são licenças legais, que estão descritos de forma correta sobre como serão usados, e distribuídos seus softwares e ferramentas no produto, que no caso estamos falando do windows.

 

Portanto, cada software contém regras na sua forma de utilização, e a licença além de trazer a legalidade a sua empresa, também possui total suporte ao usuário legal desse sistema.

Como conseguir a licença original do windows?

O atual distribuidor do windows é a Microsoft, e ela possui três formas legais de realizar essa distribuição. A primeira forma de distribuição, é aquela que é feita através de uma compra realizada por um computador do fabricante OEM Microsoft, onde o windows e todos os seus componentes já vêm instalados para a utilização. Comprar a licença do Windows 10 é fundamental para que sua empresa sempre fique com seus dados seguros, além de evitar qualquer tipo de multa em uma possível auditoria.

A segunda forma é através de um acordo de realização de licenciamento em volume, que é muito importante para grandes organizações. A terceira forma para a compra do windows, é realizada através da compra dos produtos da microsoft, que neles estão incluídos o Windows, realizado por um revendedor certificado.

É muito importante que o comprador, ou a empresa verifique a procedência de onde estão comprando, pois existem muitos sites e vendedores que cometem fraude sobre essa questão.

Qual o tempo de uma licença do Windows?

O tempo de validade após a realização da compra do Windows, pode variar de acordo com o contrato realizado pela empresa, ou pela pessoa que realizou a compra. Em alguns casos o tempo é vitalício ou temporário. 

No caso da licença vitalícia a maioria dos casos é apenas para uma máquina, por isso que existe o plano para as empresas, que geralmente possuem muito mais do que um computador, e assim cada máquina precisa da sua licença, ou seja, se a sua empresa possuir 200 computadores, todos eles precisam de uma licença original do windows.

Após a realização da compra, é fundamental ficar atento a data de renovação de sua licença, pois a licença não sendo renovada, a sua empresa fica sem nenhum suporte e estará sujeita a multas.

Como posso descobrir se meu windows é original?

Para as versões do windows 10, a autenticação dos softwares é feita de forma digital através de uma chave, e não é necessário que o usuário faça nada para a sua autenticação, pois quando o usuário se conecta a internet, sua autenticação é feita automaticamente.

Já para os usuários que utilizam as versões mais antigas do Windows, é necessário fazer a procura do certificado de autenticidade. Não se esqueça que o certificado de autenticidade não é uma licença, é um identificador que ajuda a pessoa que está conectada a identificar se o seu windows é original ou não.

Se a sua empresa for sujeita a uma auditoria, é necessário apresentar todas as licenças originais, e a melhor forma para isso é criar ou elaborar um local onde todas essas licenças fiquem gravadas e seguras, para que no caso de uma auditoria, elas sejam encontradas de forma rápida e segura.

Obter o licenciamento do Windows, protege a sua empresa de qualquer situação irregular que possa acontecer mediante a justiça, e não se esqueça de sempre atualizar as suas máquinas, pois a falta de atualização pode deixar a sua máquina sujeita a uma invasão.

Os engenheiros da Microsoft trabalham incansavelmente para manter o windows muito mais seguro do que ele já é, e as atualizações são constantes, a maioria dessas atualizações é instalada em sua máquina de forma automática.

Fique sempre atento a licença do Windows nos computadores  da sua empresa, além de ser muito importante para a sua empresa estar sempre regularizada, ela vai fazer com que seus dados estejam sempre protegidos e seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *