Neste exato momento, pense em todas as marcas mais conhecidas. Agora, visualize seus logotipos. É fácil né? 

 

Isso porque os logotipos representam as marcas e são criados desde o ínicio da era do marketing. Tente pensar na Apple sem o símbolo da maçã ou o Mc Donalds sem a “grande letra M”.

 

Estamos falamos de grandes negócios, mas um dia eles já foram pequenos. Ou seja, um bom logotipo é essencial para pequenas empresas.  

 

O logotipo de um pequeno negócio é provavelmente a ferramenta mais crítica no que diz respeito a promoção da sua marca. Ele fornece à pequena empresa uma identidade que representa seus valores essenciais e sua missão. 

 

Portanto, aproveite as vantagens das empresas de design de logotipo. Se executada corretamente, essa identidade pode vender sua marca mediatamente para potenciais clientes. Já um design de logotipo de baixa qualidade irá afastar seus clientes. 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o restante do post para ver quais são as 7 razões pelas quais um logotipo é importante para pequenas empresa! 

 

Motivos para pequenas empresas investirem em um logotipo

1. O logotipo é a cara da sua empresa

Como dizem, você só tem uma chance de criar uma primeira impressão  – seja ela boa ou ruim – e você consegue fazer isso com um logotipo.

 

Você provavelmente deseja que seus clientes se encantem instantaneamente. Portanto, é muito importante que o logotipo seja feito com uma boa qualidade e que realmente represente a sua marca. 

 

Seu público-alvo terá muito tempo para conhecer sua empresa no futuro. No início, ter um logotipo diz muito sobre o seu negócio. 

 

2. Faz com que sua marca seja reconhecida

O logotipo de uma empresa deve ser fácil de reconhecer. Você deseja que seus clientes reconheçam sua marca com facilidade, seja nas mídias sociais, seja bordado em uma camiseta. 

 

Ele precisa ter um design simples e não deve competir com os logotipos de outras empresas. Afinal, você não quer lançar uma campanha publicitária com algo que os clientes possam confundir com outra empresa

 

3. Promove fidelidade ao negócio

Além de conseguir promover o reconhecimento da marca, seu logotipo também pode ser uma ferramenta eficaz para cultivar a fidelidade ao negócio. Ele pode dar aos consumidores algo em que se “agarrar”, tanto física quanto mentalmente falando.

 

Muitas empresas distribuem gratuitamente canetas e camisetas comerciais com o logotipo em destaque. Embora isso seja útil para obter novos clientes, também pode ser uma maneira de desenvolver a valorização e fidelidade à sua marca.

 

4. Gera confiança 

No que diz respeito à identidade da marca, os logotipos fazem quase toda a execução. Você pode gerar a confiança dos seus clientes com um logotipo que se comunica de maneira positiva com eles.

 

Por exemplo, se o seu potencial cliente for um jovem, seu logotipo não deve parecer que está vendendo para pessoas mais velhas. 

 

Os idosos podem gostar mais de um logotipo com uma fonte mais convencional. Já as fontes mais modernas costumam atrair os jovens. O mesmo se aplica à sua escolha de cor. O azul desperta confiança, enquanto o excesso de amarelo pode deixar seus clientes ansiosos. 

 

5. Prova o seu profissionalismo

Não existe negócio real sem logotipo. A verdade é que, embora os logotipos sejam simplesmente uma pequena parte da operação diária da sua empresa, eles ainda são extremamente importantes. 

 

Com um logotipo desenhado profissionalmente, você automaticamente se destaca dos demais concorrentes que podem ter desenvolvido seu design de maneira apressada, deixando de apreciar totalmente o valor do desenvolvimento da marca. 

 

6. Revela a sua identidade

Uma das razões pelas quais o logotipo da Nike faz tanto sucesso é o fato de que ele reflete os negócios da Nike. A deusa grega da vitória está por trás do nome da Nike, e o seu símbolo representa o ritmo e a habilidade de voar que alguém pode ter ao usar um tênis da marca. 

 

Alguns logotipos de marcas conhecidas trazem significados ocultos, mas que são relacionados ao negócio, o que ajuda os clientes a saberem o que podem esperar da empresa. 

 

7. Cria uma conexão emocional 

Novamente, visualize todos os logotipos mais famosos. Como eles fazem você se sentir? Eles costumam ser a primeira coisa que constrói a conexão emocional que você tem com suas marcas favoritas. 

 

Portanto, um logotipo também é muito importante para pequenas empresas, afinal, ele será responsável por atrair uma reação positiva dos clientes. E, quando isso acontece, é improvável que ele esqueça da sua empresa. 

Conclusão 

Agora que você já sabe quais são as razões pelas quais um logotipo é importante para pequenas empresas, se você ainda não tem o seu, que tal começar agora mesmo a pensar em seu desenvolvimento? 

 

Lembre-se que ele representará sua marca, logo, é muito importante procurar por um profissional que realmente o crie com qualidade e de acordo com a sua empresa. 

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