A ansiedade home office é um problema atual, visto que muitas pessoas passaram a exercer seu trabalho em casa, de maneira remota. 

E como toda a ansiedade, essa também pode trazer malefícios para o indivíduo. Afinal, a pessoa pode ficar extremamente ansiosa, aguardando por um feedback ou então na expectativa de uma reunião online. 

Mas, como podemos combater a ansiedade durante o home office? Vamos te dar 12 dicas fundamentais e  excelentes, para que o trabalho em home office seja exercido de maneira tranquila, sem picos de ansiedade. Confira! 

 

1 – Faça exercícios de respiração 

 

A primeira e mais importante ação para se iniciar qualquer trabalho em home office é respirar! 

De fato, quando as pessoas estão mais ansiosas, a respiração tende a ser curta, o que faz com que a ansiedade só aumenta. 

Portanto, antes de focar seus olhos na tela do seu notebook, feche os olhos, ajeite-se na cadeira e respire, longa e pausadamente, por pelo menos 5 vezes. 

Se achar isso difícil, faça uma respiração contada: conte 1, 2 e 3 para inspirar. Conte 1, 2 e 3 segurando o ar, depois 1, 2 e 3 para expirar e mais 1, 2 e 3 antes de iniciar a nova inspiração. 

Repita o exercício de respiração 5 vezes antes de iniciar o trabalho. 

 

2 – Pausas para alongamento 

 

Outra boa forma de diminuir a ansiedade durante o home office é fazer pausas para alongamento. 

Levante-se da cadeira e estique braços, pernas e costas. 

Essas pausas são essenciais para não só alongar a musculatura e evitar as tensões musculares, como também ajudam o cérebro a relaxar. 

 

3 – Ambiente organizado 

 

Uma das formas de ajudar a diminuir a ansiedade é trabalhando em um ambiente organizado. 

Caso você esteja trabalhando em um local cheio de papéis, desorganizado, a tendência é toda vez que você olhar para esse ambiente, a ansiedade crescer. 

Dessa forma, procure reservar um espaço em sua residência para exercer o home office. Preferencialmente, um local com luz natural e que você possa manter bem organizado. 

 

4 – Pausas para hidratação e alimentação 

 

Sabe aquela história que saco vazio não para em pé? Quando se trabalha em home office, pode existir uma tendência a ficar longas horas de frente ao computador, sem se alimentar ou sem a hidratação correta. 

E isso deve ser evitado. Portanto, coloque o alarme do celular para tocar, em determinadas horas, te lembrando da necessidade de pausar para se alimentar. 

Além disso, realmente, pare para se alimentar! Nada de comer na frente do computador. 

Saia do ambiente do home office e faça sua alimentação, focando nos alimentos. Isso contribui para a saciedade. 

Já para a hidratação, lembre-se de deixar uma garrafinha ou copo grande de água ao lado do seu computador enquanto você trabalha. Assim, você não se esquece de se hidratar. 

 

5 – Cuidado com o café 

 

Muitas pessoas adoram café! Afinal, a bebida quentinha ajuda a despertar e deixar nossos sentidos mais aguçados, graças à cafeína. Mas, o café, como todo estimulante, deve ser consumido em doses moderadas. 

Portanto, cuidado com doses excessivas de café. À medida que estamos em casa, podemos cair na tentação de fazer uma garrafa térmica enorme para tomarmos, sozinhos, de café. 

Então, controle o consumo excessivo de café. 

 

6 – Aposte na atividade física 

 

Não é porque você está em home office que você tem que abrir mão da atividade física. 

Afinal, a atividade física regular é uma excelente forma de controlar a ansiedade. 

Dessa forma, sempre separe na agenda um horário para se dedicar à atividade física. 

 

7 – Aposte na meditação 

 

A meditação é uma excelente forma de controlar a ansiedade. Se você não sabe como meditar, há diversos aplicativos que ensinam, de maneira gratuita. 

Basta apenas separar um local calmo, sentar-se e começar a prática. Você vai perceber que, com o tempo, tudo fica mais fácil. 

 

8 – Dedique-se ao seu hobby 

 

Você tem um hobby? Se não tem, comece a pensar em coisas que te distraem e que você curte. 

Pode ser algo simples, mas qualquer hobby ajuda a diminuir a ansiedade. 

 

9 – Cuide da sua saúde 

 

Como anda sua saúde? Você tem feitos seus exames de rotina? O cuidado preventivo com a saúde é essencial. 

Caso você tenha um plano de saúde corporativo, marque os médicos para fazer um check-up, fazendo seus exames preventivos. 

 

10 – Organize sua agenda no início da semana 

 

Ao iniciar a semana, já deixe sua agenda organizada. Assim, você saberá quais os dias estarão mais cheios e em quais dias você terá mais tempo livre. 

Além disso, organizar sua agenda já no início da semana já ajuda a deixar a ansiedade em níveis mais baixos. 

 

11 – Cuide do sono 

 

O sono regular é essencial para que o organismo consiga se recuperar para um próximo dia. Dessa forma, cuide do seu sono: desligue a televisão e não fique olhando a tela do celular. 

 

12 – Converse com amigos 

 

Conversar com amigos é sempre uma boa forma de abaixar a ansiedade. Combine reuniões com os amigos, mesmo em vídeo e fale sobre seu dia a dia. 

E então, gostou das dicas? Seguindo essas dicas, certamente você vai conseguir diminuir a ansiedade, mesmo trabalhando em home office. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *